quinta-feira, 21 de julho de 2011

O advogado Alexandre Augusto Gava representou a FAVEP no VI Meeting dos Jovens Vênetos no Mundo realizado em Johannesburg de 29 de junho a 3 de julho e conta como foi sua experiência nesse importante encontro.

Tendo recebido o sério encargo de representar os jovens paranaenses de origem vêneta no “meeting” agendado para 30/06 a 04/07, em Joanesburgo, África do Sul, e após realizados todos os preparativos burocráticos, embarquei com destino à maior cidade sul africana, sendo recebido por dois dos organizadores do meeting, Vasco Rader e Antonella Serafin.
Iniciados os trabalhos, todos perceberam que este encontro era diferente dos demais, porque o clima era de consenso e havia muito respeito pelas opiniões eventualmente divergentes. De tão diferente, passou a ser apelidado, pelos participantes, de “mítico meeting”.
As equipes de trabalho, precisas e atentas, de pronto identificaram os problemas que cercam a elaboração dos projetos perante a Região do Vêneto, bem como apontaram os fatores de risco relativos à difusão da cultura veneta a nível mundial, propondo soluções aos Representantes da Região.
Questionou-se, "exempli gratia", a imposição de um limite de gerações para apresentação de projetos e acesso a bolsas de estudo, haja vista que isso representaria, a médio prazo, um marco extintivo da propagação da tradição vêneta.
Alinhavaram-se, ainda, projetos de uma rede vêneta mundial de negócios, concentrada em um novo site de internet a ser desenvolvido pelos integrantes do próprio meeting, com foco na geração oportunidades comerciais e de aprimoramento profissional, além da criação de uma rede internacional de hospitalidade veneta.
Diferentemente de tantos outros encontros, as idéias estão sendo postas em prática em velocidade compatível com o momento em que vivemos, tornando visível ao mundo a necessidade da adoção de medidas urgentes de preservação das raízes que nos unem, raízes estas que permitiram a jovens de diferentes nacionalidades, após tantas gerações da imigração, conversarem e compreenderem-se mutuamente, apoiados em uma mesma língua e num mesmo padrão de cultura que caracteriza a “nação” vêneta.
A oportunidade que me foi dada pela FAVEP de participar de tão importante evento, é impagável sob o ponto de vista do acréscimo cultural que obtive nesses poucos dias nos quais me esforcei também para mostrar a muitos e recordar a outros tantos que as raízes culturais que nossos antepassados cravaram em terras brasileiras não esmoreceram e continuam a alimentar a grande árvore genealógica ítalo-brasileira, que não para nunca de dar excelentes frutos.
Agradeço à FAVEP, na pessoa do Sr. Presidente Cavv. Francisco Schiocchet e do Sr. Secretário Arch. Jean Pierre Velo, pela maravilhosa oportunidade concedida”
(Alexandre Gava)

Algumas fotos do encontro:



Nenhum comentário:

Postar um comentário