terça-feira, 1 de novembro de 2011

CONFERÊNCIA: "AS RAÍZES DO RESSURGIMENTO ITALIANO"

Release: é evidente nos estudos históricos, a partir da segunda guerra mundial, que um ressurgimento antes do Ressurgimento, seria uma coisa improvável de se realizar, mesmo que tenha sido desejado, pelo menos pelos escritores, desde Dante e Petrarca até o Século XVIII e início do Século XIX. Era impossível não reconhecer ecos não só literários em textos célebres, mas também nas canções “patrióticas” de Leopardi.

Entretanto, o Ressurgimento, enquanto movimento político-militar, viria mais tarde: todavia, as suas raízes estão na renovação cultural, presentes já no Iluminismo que, numa comparação com os acontecimentos da historia contemporânea, européia e italiana, amadurece e transforma num sentido mais claramente “político”.

Prof. Guido Baldassarri: é professor de Literatura Italiana na Universidade de Padova. É vice-presidente do Centro di Studi Tassiani di Bergamo e Presidente da Comissão Nacional para edição das obras de Tasso; Presidente da Associazione degli Italianisti Italiani (ADI); membro diretor do Centro “Pio Rajna”. Foi vice-presidente do Comitê Nacional para as comemorações ao centenário da morte de Tasso e membro do Comitê Nacional para as comemorações de Monti; presidiu o Comitê Nacional para as comemorações de Cesarotti e preside o Comitê Regional para as comemorações di Nievo. É Diretor provisório do Departamento de Estudos Italianos de Padova. A sua produção científica refere-se, em particular, os séculos XVI e XVII, XVIII e o século XX.
                                                                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário