segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CORSO DI FORMAZIONE E /O DI SPECIALIZZAZIONE NELLA GELATERIA.

È’ intenzione dell’Associazione Bellunesi nel Mondo organizzare un corso di formazione/specializzazione per gelatieri. L’iniziativa si svolgerà in collaborazione com l’UNITEIS (Unione dei Gelatieri Italiani in Germania) e con la Longarone–Fiere (la quale, come noto, organizza annualmente la “Mostra Internazionale del Gelato”, rassegna internazionale di attrezzature e di prodotti per la gelateria). La stessa Longarone–Fiere, il cui attuale presidente è Oscar De Bona, già assessore regionale all’emigrazione, ha già messo a disposizione per il corso aule, laboratori e macchine.

IL CORSO POTREBBE AVER LUOGO A FINE INVERNO (FEBBRAIO – MARZO) 2013.


Caratteristiche del corso:
· Durata: 15 giorni, di cui 10 di effettive lezioni;
· Sede : Longarone, presso la “Longarone–Fiere”;
· Alloggio: Belluno città (a 18 km. da Longarone);
· Trasporti: in treno o in autocorriera;
· Insegnanti: Esperti di gelateria e di alimentazione, in particolare maestri gelatieri;
· Materie:
a) parte teorica: - tecnica della produzione artigianale del gelato;
- componenti e prodotti de gelato;
- aspetti igienici della produzione.
b) parte pratica : laboratorio;
· Numero partecipanti : da 8 a 15.
Oltre alla parte strettamente formativa, sarà curata anche quella relativa al tempo libero, con articolare riguardo alla conoscenza del territorio, della sua cultura, delle sue tradizioni e delle sue opere d’arte, il tutto nell’incantevole scenario delle Dolomiti, patrimonio UNESCO, e nel cuore del territorio noto in tutta Europa per la produzione del gelato artigianale italiano.

Requisiti dei partecipanti:
· Età: 18-39 anni;
· Cittadinanza: italo – brasiliana o solo brasiliana. In quest’ultima caso la persona non potrà successivamente lavorare nella Comunità Europea;
· Lingua: Sufficiente livello di comprensione della lingua italiana;
· Livello di preparazione: a seconda del numero e della qualità dei richiedenti il corso sarà riservato .
a) A quanti non hanno alcuna conoscenza del mondo della gelateria e del mestiere;
oppure
b) A quanti ne hanno già una conoscenza base.

Costi a carico dei partecipanti:
· Spese di viaggio Brasile-Italia
· Vitto, alloggio, corso: da un minimo di € 500,00 ad un massimo di € 1.500,00, a seconda se parte del progetto sarà coperto dalla Regione o da altri enti o sponsor privati.

I M P O R T A N T E :
OS INTERESSADOS QUE PREENCHEREM OS REQUISITOS NECESSÁRIOS DEVEM ENVIAR UM E-MAIL, ATÉ DIA 12 DE DEZEMBRO 2011, PARA abmfamigliactba@hotmail.com MANISFESTANDO O INTERESSE EM PARTICIPAR E DIZENDO SE PREFERE:
- UM CURSO PARA QUEM NÃO TEM NENHUM CONHECIMENTO SOBRE SORVETES  
- UM CURSO PARA QUEM JÁ TEM CONHECIMENTO DE BASE.




quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PARANÁ QUER ESTREITAR RELAÇÕES COM A REGIÃO ITALIANA DE VÊNETO

© Ag. de Notícias - Gov. PR / Desiderio Peron (Revista Insieme)

O Paraná e a região italiana de Vêneto estudam firmar um protocolo de intenções para estreitar relações institucionais e comerciais. Os termos do documento foram assunto de um encontro realizado nesta quarta-feira (23.11.2011) em Curitiba entre o secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, e uma comitiva italiana liderada pelo secretário regional de Turismo e de Comércio Exterior, Marino Finozzi.

Com uma população de quase 5 milhões de habitantes, a região de Vêneto é uma das mais ricas da Itália. Dividida em sete províncias, tem na agricultura (vinicultura), indústria (mecânica, refinarias e estaleiros) e no turismo os seus principais setores.

A assinatura de um protocolo oficial entre as regiões foi proposta pelo presidente de Vêneto, Luca Zaia, que encaminhou uma correspondência ao governador Beto Richa demonstrando interesse em ampliar as relações com o Paraná.

Entre as ações propostas estão a organização de missões comerciais, consolidação de vínculos entre as universidades e o intercâmbio de informações em administração pública, comércio e economia, ciência e tecnologia, agricultura, turismo, esporte, cultura e meio ambiente, entre outras áreas.

“O Paraná tem todo o interesse nessa relação. Estamos acelerando o processo de confecção do protocolo que vai estabelecer novas parcerias entre o Estado e a região de Vêneto”, disse Ricardo Barros.

“Existem boas oportunidades de negócios nos setores de energias renováveis, máquinas e equipamentos e tecnologia. Queremos criar sólidas relações comerciais e de intercâmbio de informações”, afirmou Finozzi.

Também participaram do encontro o diretor de promoção econômica e internacionalização, Vittorio Panciera, o diretor de promoção turística integrada, Claudio de Donatis, e o presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, Roberto Colliva.
Antes do encontro com o secretário Ricardo Barros, Finozzi e sua comitiva estiveram reunidos, no mesmo local, com o consultor da Região do Vêneto no Paraná, Luis Molossi, e com o presidente e dois diretores da Federação das Associações Vênetas no Paraná, Francisco Schiocchet, Domingos Budel e Jean Pierre Velo.

Confira a entrevista de Marino Finozzi sobre os objetivos da missão vêneta no Brasil.
Imagens e montagem: Desiderio Peron / Revista Insieme

Fotos cedidas por Desiderio Peron/Revista Insieme








quarta-feira, 9 de novembro de 2011

OPORTUNIDADE PARA OS JOVENS ORIUNDOS ITALIANOS


INSCRIÇÕES
ATÉ 25 DE NOVEMBRO DE 2011

MASTER EM LOGÍSTICA INTEGRADA
UNIVERSIDADE DE VERONA - ITÁLIA
FACULDADE DE ECONOMIA

INÍCIO 12 JANEIRO 2012.

ACESSE O SITE E SAIBA MAIS

terça-feira, 1 de novembro de 2011

CONFERÊNCIA: "AS RAÍZES DO RESSURGIMENTO ITALIANO"

Release: é evidente nos estudos históricos, a partir da segunda guerra mundial, que um ressurgimento antes do Ressurgimento, seria uma coisa improvável de se realizar, mesmo que tenha sido desejado, pelo menos pelos escritores, desde Dante e Petrarca até o Século XVIII e início do Século XIX. Era impossível não reconhecer ecos não só literários em textos célebres, mas também nas canções “patrióticas” de Leopardi.

Entretanto, o Ressurgimento, enquanto movimento político-militar, viria mais tarde: todavia, as suas raízes estão na renovação cultural, presentes já no Iluminismo que, numa comparação com os acontecimentos da historia contemporânea, européia e italiana, amadurece e transforma num sentido mais claramente “político”.

Prof. Guido Baldassarri: é professor de Literatura Italiana na Universidade de Padova. É vice-presidente do Centro di Studi Tassiani di Bergamo e Presidente da Comissão Nacional para edição das obras de Tasso; Presidente da Associazione degli Italianisti Italiani (ADI); membro diretor do Centro “Pio Rajna”. Foi vice-presidente do Comitê Nacional para as comemorações ao centenário da morte de Tasso e membro do Comitê Nacional para as comemorações de Monti; presidiu o Comitê Nacional para as comemorações de Cesarotti e preside o Comitê Regional para as comemorações di Nievo. É Diretor provisório do Departamento de Estudos Italianos de Padova. A sua produção científica refere-se, em particular, os séculos XVI e XVII, XVIII e o século XX.