Entre os dias 14 e 16 de maio, um grupo de 15 jovens vênetos visitou as cidades de Colombo e Curitiba, por meio do projeto de intercâmbio cultural “Un popolo, radici e lingua”, financiado pela Região do Vêneto e promovido pela Associazione Veneti nel Mondo Onlus, sediada na província de Vicenza.
Todo o evento foi organizado pela Associazione Veneti nel Mondo – Colombo e coordenado pelo seu Presidente Diego Gabardo e Vice-Presidente Fábio Luiz Machioski sob a orientação direta e presencial do Presidente da Associazione Veneti nel Mondo Onlus, Adv. Aldo Rozzi Marin.
Durante a estadia, o grupo conheceu algumas atrações turísticas em Colombo, como a Igreja Matriz, o Museu Cristoforo Colombo, a Casa do Imigrante, as Grutas do Bacaetava e a Vinícola Franco Italiano. Já em Curitiba, foram visitados o Museu Oscar Niemeyer, o Bosque do Papa, o Bosque Alemão, a Igreja Matriz de Santa Felicidade, a Vinícola Durigan, o Jardim Botânico, a Prefeitura Municipal e o Centro de Cultura Italiana, no bairro Batel, no qual os alunos puderam interagir com os jovens vênetos.
No dia 14, durante a Cena tra Amici, jantar promovido pela Associação Italiana Padre Alberto Casavecchia, no Salão Paroquial, foi realizado um acordo de cooperação (gemellaggio) entre a Associazione Veneti nel Mondo – Colombo e a Associazione Veneti nel Mondo Onlus. Na ocasião também foi efetuada a entrega da bandeira vêneta que percorreu a Marcha de “San Marco a San Marco”, percurso realizado a pé do Lago de Garda até Veneza.
O evento contou ainda com a participação do presidente da Federação das Associações Vênetas do Paraná (FAVEP), Francisco Schiocchet, do secretário Jean Pierre Velo, além do representante da Associação Bellunesi nel Mondo, Alcir Empinotti e o Consultor Vêneto do Paraná, Adv. Luis Molossi.
Mensagem do Adv. Aldo Rozzi Marin enviada após o evento:
Registro de alguns momentos do encontro: